Espectroscopia NIR – Entenda essa técnica revolucionária!
A Espectroscopia NIR (Infravermelho Próximo) proporciona rapidez, eficiência e preservação das amostras em um só lugar.
A Espectroscopia NIR transforma a análise de amostras com rapidez e precisão. Ideal para diversos setores, é uma ferramenta essencial para controle de qualidade e pesquisa. Veja a seguir suas principais características, aplicações e vantagens no blog da Tennessine!
Conhecendo a Espectroscopia NIR – Entenda suas caraterísticas principais!
Primordialmente, a Espectroscopia NIR, ou Infravermelho Próximo, mede a absorção de radiação em comprimentos de onda entre 780 e 2500 nm. A técnica foca nas ligações químicas CH, NH e OH, em vez de utilizar luz visível.
Esta abordagem oferece análises rápidas e não destrutivas, permitindo uma avaliação precisa sem comprometer as amostras.
Uma das principais características dessa técnica é sua capacidade de realizar múltiplas análises simultaneamente com resultados em segundos. Além disso, é fácil de operar e tem baixo custo operacional, com mínima preparação necessária para as amostras.
Quais as aplicações desse técnica?
Em suma, utiliza-se essa técnica em múltiplos setores. Na indústria alimentícia, por exemplo, ela ajuda a monitorar a qualidade de ingredientes e produtos acabados. Determinando o teor de umidade, proteínas, gorduras e carboidratos. Bem como, também emprega-se no controle de qualidade e no monitoramento de processos.
No setor químico, NIR caracteriza e controla a produção de compostos químicos e polímeros. Assim como, na indústria farmacêutica, garante a composição precisa dos medicamentos. Identificando ingredientes ativos e excipientes, e monitorando a qualidade durante a produção.
Já na agricultura, aproveita-se essa técnica para análise dos nutrientes em grãos e solos para otimizar a produção. Por fim, em aplicações ambientais a Espectroscopia NIR verifica a qualidade da água e outros parâmetros ambientais.
Analisador FT-NIR Antaris II
Em conformidade, com um desempenho líder na indústria em transferência de métodos, o Analisador FT-NIR Antaris II oferece calibrações robustas e confiáveis. As quais podem ser migradas do laboratório para análises em linha, em tempo real e em processo.
Você pode personalizar um Analisador FT-NIR Antaris II para aplicações específicas ou escolher o Sistema de Desenvolvimento de Método Antaris II MDS da Thermo Scientific. Este inclui análise de transmissão, fibra óptica e reflexão difusa por esfera integradora, tudo em um sistema pronto para uso.
Antaris™ II define o padrão para o design e fabricação de analisadores de espectro completo de infravermelho próximo, incluindo:
- Alto desempenho combinado com design robusto
- Reprodutibilidade independentemente da configuração, manutenção, usuário ou ambiente
- Rastreabilidade regulatória incorporada em todos os aspectos do sistema, desde o início
- Plataforma adequada para cada ponto no ciclo de desenvolvimento do seu produto, facilitando o desenvolvimento, implantação, transferência e operação rotineira do método
Conheça nossas soluções para Espectroscopia NIR!
Os analisadores NIR, com qualidade mundial da nossa parceira Thermo Fisher, atendem às necessidades dos nossos clientes enquanto eles buscam alcançar a qualidade por design para seus produtos — seja em linhas de produção, chãos de fábrica, docas de carregamento ou em armazéns em indústrias como farmacêutica, alimentos e bebidas e química.
Conte com a Tennessine para análises de controle de processo e qualidade através de operação intuitiva e uma combinação única de desempenho, potência e suporte. Acesse o nosso site e confira nossas soluções em Espectroscopia!