Microscopia Eletrônica para análise de baterias!

Saiba como essa técnica pode contribuir para o desenvolvimento de baterias mais duradouras e sustentáveis

Em primeiro lugar, compreende-se que a Microscopia Eletrônica para análise de baterias é uma técnica fundamental para o seu desenvolvimento e fabricação de baterias. Utiliza-se essa técnica para estudar a estrutura e química de materiais e células de baterias em 2D e 3D. Dessa forma, neste artigo iremos abordar a sua importância para a melhoria dessa tecnologia. 

Conhecendo as Baterias de íons de lítio (LIB)

As baterias de íons de lítio (LIB) são dispositivos de armazenamento de energia predominante para diversas aplicações cotidianas, desde eletrônicos portáteis até veículos elétricos. Nesse sentido, isso ocorre principalmente porque os LIBs têm alta densidade de energia, baixa auto descarga e baixo efeito de memória, permitindo um grande número de ciclos de carregamento sem diminuir a capacidade de armazenamento.

Com desempenho superior de energia e densidade de potência em comparação com outras tecnologias de bateria disponíveis no mercado, as baterias de íons de lítio são dispositivos de armazenamento de energia altamente eficientes. Atualmente, o maior desafio é desenvolver baterias que sejam mais seguras, potentes, duradouras, ecológicas e mais econômicas.

Microscopia Eletrônica para análise de Baterias de íons de lítio (LIB)

Dada a sua importância, na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de baterias, técnicas de imagem como microscopia eletrônica de varredura (MEV), DualBeam (também chamada de microscopia eletrônica de varredura por feixe de íons focalizados ou FIB-SEM) e microscopia eletrônica de transmissão (MET) são usadas principalmente para estudar a estrutura e química de materiais e células de baterias em 2D e 3D. 

Além disso, a observação direta, até à microescala, pode ser um benefício significativo na investigação e desenvolvimento de baterias e células de combustível. Permitindo que imagens de todo o conjunto sejam obtidas e observadas em uma variedade de escalas.

Microscopia Eletrônica para análise de baterias! - Microscópio Eletrônico de Varredura - Thermo Fisher Helios 5 PFIB DualBeam
Microscópio Eletrônico de Varredura – Helios 5 PFIB DualBeam
Conheça nossas soluções em Microscopia Eletrônica

As informações estruturais obtidas pela Microscopia Eletrônica são críticas para a interpretação do desempenho da bateria, influenciando parâmetros como a velocidade de carregamento, a capacidade total, bem como a taxa de degradação da capacidade. 

Os microscópios eletrônicos podem observar detalhes estruturais em nanoescala, revelando os detalhes intrincados da conectividade das partículas e da rede porosa através da qual os íons são transportados.

No site da Tennessine você pode conferir todas as nossas soluções em Microscopia Eletrônica com tecnologia Thermo Fisher Scientific de fabricação. Acesse já e consulte nossos especialistas!

Veja mais: BatteryDict  – Modelagem e simulação de baterias de íons de lítio

Compartilhe
Shares