Tensão Residual na Indústria Aeroespacial

A Tensão Residual na Indústria Aeroespacial é uma temática de extrema relevância quando se trata de difração de raios X (XRD). Por esse motivo, iremos abordar neste artigo algumas características dessa técnica e como ela é relevante para essa indústria.

Em primeiro lugar, a natureza não destrutiva da técnica de difração de raios X (XRD) tornou a caracterização de tensões residuais em componentes da indústria aeroespacial uma ferramenta útil para otimização de processos, melhorias de design e análise de falhas.

Como aplica-se a Difração de raios X para a medição da Tensão Residual na Indústria Aeroespacial?

A Tennessine possui instrumentos de medição de tensões residuais por difração de raios X, com tecnologia de fabricação Proto Manufactoring, permitindo que nossos clientes obtenham medições de tensões residuais, em laboratório ou em campo, de vários componentes aeroespaciais.  Como painéis, asas, estruturas, trem de pouso, suportes de motor, carcaças de motor e capotas de motor.

Qual é a importância de determinar a tensão residual para a Indústria Aeroespacial?

Entende-se que a tensão residual desempenha um papel fundamental na vida das estruturas aeroespaciais. Como por exemplo, para o controle da a qualidade da produção no chão de fábrica, detectando usinagem abusiva, verificando os efeitos das melhorias na superfície e avaliando a eficácia do tratamento térmico.

Confira abaixo como a tensão residual pode contribuir para a segurança e eficácia da Indústria Aeroespacial:

  1. Avalie a Eficácia do Tratamento Térmico: Determine se os processos de tratamento térmico foram aplicados corretamente. Nesse sentido, a medição de tensões residuais por difração de raios X após o tratamento térmico de componentes pode garantir que as tensões residuais estejam sendo gerenciadas corretamente, reduzindo assim problemas como distorção durante a usinagem ou deformações de resfriamento.
  1. Verifique Processos de Melhoria de Superfície: Frequentemente, melhora-se as geometrias complexas de componentes de turbinas através de processos como jateamento. Nesse sentido, utiliza-se medidas de tensões residuais por difração de raios X para verificar se as áreas atingiram o nível de tensão residual especificado após a melhoria.
  1. Identificar Usinagem Abusiva: A usinagem pode causar variações significativas no estado final de tensões residuais de um componente de turbina usinado. Da mesma forma, a fim de determinar se alguma área usinada foi submetida a abuso devido a desgaste excessivo da ferramenta, falta intermitente de resfriamento ou práticas de usinagem agressivas, utiliza-se a difração de raios X. Por esse motivo, a usinagem abusiva pode criar regiões de tensão de tração que poderiam se tornar uma fonte potencial de iniciação de trincas.
Conheça nossas soluções em Difração de Raios X (XRD)!

Por fim, componentes de turbina geralmente têm geometrias complicadas que são aprimoradas por shot peening e outros processos. Além disso, utiliza-se as medições de tensão residual, através de XRD, para aprimorar esses locais para o nível de tensão residual especificado.

Beneficia-se também dessa técnica para realizar melhorias de manutenção. Por exemplo, evitando o excesso de percussão dos discos durante a revisão. No site da Tennessine, você pode conferir todas as nossas soluções em análise de raios X. Acesse já!

Veja mais: Difração de Pó pela análise de Raios X

Compartilhe
Shares