Dureza Brinell – Conheça mais essa técnica!

A Dureza Brinell é uma técnica amplamente utilizada em testes de dureza e contribui para o desenvolvimento e o controle de qualidade de componentes metálicos. Por esse motivo, iremos abordar neste artigo algumas características dessa técnica.

Em primeiro lugar, entende-se que a Dureza Brinell é um método para determinar a dureza dos materiais medindo a indentação deixada por uma esfera de aço endurecido sob uma carga específica. 

Utiliza-se amplamente essa técnica para avaliar a dureza de materiais metálicos, garantindo uma força de teste de 3kgf – 3000kgf. Além disso, aplica-se essa técnica em diversas indústrias, como a metalúrgica, aeronáutica, automotiva e de construção, para avaliar a qualidade e a durabilidade dos materiais.

Quais as principais características da Dureza Brinell?

Em relação ao princípio de medição, os testes de dureza Brinell envolvem a aplicação de uma carga fixa sobre uma esfera de aço endurecido. Em conformidade, realiza-se a medição do diâmetro da impressão deixada na superfície do material de teste após a remoção da carga.

Além disso, as especificações padrão para esse teste de dureza geralmente usam uma esfera de aço com diâmetro de 10 mm e uma carga que varia de acordo com o material e a dureza esperada. A carga típica está na faixa de 1 kgf (kilograma-força) a 3.000 kgf.

Outro ponto importante, sobre o penetrador, pressiona-se a esfera de aço endurecido contra a superfície do material de teste durante um período de tempo específico. Normalmente entre 10 a 30 segundos, dependendo da dureza esperada.

Vantagens x Desvantagens da Dureza Brinell

Calcula-se a dureza Brinell dividindo-se a carga aplicada pela área da impressão deixada na superfície do material. Dessa maneira, essa técnica adequa-se para uma ampla variedade de materiais metálicos, desde ligas metálicas leves até aços endurecidos. No entanto, é menos apropriada para materiais muito duros ou muito finos, o que pode ser considerado uma desvantagem.

Já a principal vantagem do teste de dureza Brinell é sua capacidade de medir a dureza de materiais com uma grande variação de dureza com uma única configuração de teste. É considerado um teste confiável e fácil de executar.

Dureza Brinell – Rapidez e Precisão 

Os durômetros Brinell utilizam uma variedade de cargas, oferecem leitura automática e possuem display digital que mostra a medição de dureza diretamente. Facilitando o uso e proporcionando uma entrega de resultados mais rápidos e precisos.

Conclui-se que o NEMESIS 9600RS(B) é a solução ideal para ambientes de testes desafiadores. Outra grande vantagem, desse instrumento é que ele contempla várias escalas de dureza, como Brinell, Rockwell, e Superficial Rockwell. Adequados para diferentes tipos de materiais e faixas de dureza, e assim, permitindo uma medição versátil.

Além disso, esses instrumentos possuem software avançado de fluxo de trabalho IMPRESSIONS™ integrado para calcular e exibir com precisão o valor de dureza. Possuem Multi-USB, arquivos CSV, leituras individuais, relatórios, impressora, certificação Q-DAS.

Se você precisa de um durômetro Brinell confiável e fácil de usar, o Innovatest NEMESIS 9600RS(B) é a escolha ideal. No site da Tennessine, você pode conferir uma variedade de sistemas de teste de dureza, acesse já e tire suas dúvidas com nossos especialistas!

Compartilhe
Shares