Dureza Vickers – Versatilidade e facilidade de uso!

Determine a dureza de uma ampla gama de amostras metálicas com facilidade e eficiência. 

Os testes de Dureza Vickers fornecem uma avaliação precisa da dureza de um material e são úteis em diversas aplicações, desde o controle de qualidade na fabricação industrial até a investigação científica. Neste artigo iremos abordar as principais características e vantagens dessa técnica!

Dureza Vickers – Como ela funciona?

A dureza Vickers é um método padrão para medir a dureza de um material. Em primeiro lugar, o processo implica pressionar um penetrador em forma de pirâmide quadrada com um ângulo de vértice de 136 graus na superfície da figura. Além disso, mantem-se a carga durante um período específico e depois retira-se. 

Logo após, medem-se a longitude das duas diagonais da impressão, desfeita pelo penetrador, com um microscópio. Dessa maneira, a relação entre a carga aplicada e a área de impressão resulta em um número que representa a dureza do material.

Considera-se o sistema de ensaio Vickers mais fácil de usar do que outros ensaios de dureza, pois os cálculos necessários são independentes do tamanho do penetrador. O qual pode ser usado para todos os materiais.

Entenda como determina-se a Dureza Vickers.

Antes de mais nada, é necessário realizar a preparação da amostra. A superfície da amostra deve ser limpa e livre de qualquer contaminação. Logo após, realiza-se a aplicação da carga. Aplica-se uma carga específica ao penetrador, e pressiona-se na superfície da tela durante um período de tempo determinado.

Depois de aplicar a carga durante um tempo específico, retira-se a carga do penetrador. Em seguida, utilizam-se instrumentos de medição, como um microscópio, para medir o comprimento das duas diagonais da impressão deixada na superfície da amostra. 

Por fim, realiza-se o cálculo da dureza conforme a fórmula: (HV) = 1,854 * (F / d^2). Sabe-se que “HV” é a dureza Vickers, “F” é a força aplicada e “d” é o comprimento da diagonal da impressão.

Este método de teste fornece uma avaliação precisa da dureza de um material e é útil em diversas aplicações, desde o controle de qualidade na fabricação industrial até a pesquisa científica.

Quais são as aplicações para a Dureza Vickers?

O princípio básico de medição do ensaio de dureza Vickers é observar a capacidade do material de resistir à deformação plástica pontual de um indentador de diamante piramidal, ele pode ser usado para todos os metais e possui uma das escalas mais amplas entre os ensaios de dureza.

Esses equipamentos também são muito úteis para avaliação de materiais, controle de qualidade do processo de fabricação e estudos de pesquisa e desenvolvimento. Utiliza-se o sistema de ensaio de dureza rotineiramente para testar materiais, componentes na indústria aeroespacial e automotiva, e em laboratórios para avaliação de amostras.

Dureza Vickers – Versatilidade e facilidade de uso!

Como podemos observar, utiliza-se a dureza Vickers em uma variedade de aplicações, como a avaliação da qualidade dos materiais, o controle de qualidade na fabricação e a comparação da dureza de diferentes materiais. É um teste não destrutivo que fornece resultados precisos e reproduzíveis, o que o torna valioso na indústria e na pesquisa.

Veja o vídeo explicativo sobre a dureza Vickers da nossa parceira Innovatest!

https://www.youtube.com/watch?v=fx7hq_mwDWc

Conheça nossas soluções em Dureza Vickers

A Tennessine oferece uma ampla gama de sistemas de teste de dureza com tecnolgia Innovatest de fabricação. Acesse o nosso site e tire suas dúvidas com nossos especialistas!

Veja mais: Dureza Brinell – Conheça mais essa técnica!

Compartilhe
Shares