Espectroscopia FTIR – Você conhece essa técnica?
Caracterize novos materiais com flexibilidade e desempenho incomparáveis com a Espectroscopia FTIR!
Inicialmente compreende-se que a Espectroscopia Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR, do inglês Fourier Transform Infrared Spectroscopy) é uma técnica analítica utilizada para obter informações sobre as características moleculares de uma substância. Logo, essa técnica baseia-se na interação entre a luz infravermelha e as moléculas. O que permite a identificação de grupos funcionais e a análise da estrutura química.
A Espectroscopia FTIR mede a absorção de radiação infravermelha por uma amostra em diferentes comprimentos de onda. Além do mais, utiliza-se essa técnica amplamente em diversos campos, como química, farmácia, ciências dos materiais, análise forense, entre outros.
Outrossim, ela oferece vantagens como a rapidez das análises e versatilidade, possibilitando analisar amostras sólidas, líquidas e gasosas. Também é uma técnica não destrutiva, pois as amostras não sofrem danos durante a análise.
Qual é o equipamento utilizado na Espectroscopia FTIR?
O equipamento utilizado na Espectroscopia FTIR consiste em um espectrômetro de interferência. Este instrumento gera um espectro contínuo de radiação infravermelha, o qual é direcionado para a amostra.
Dessa maneira a luz incidente é absorvida de forma seletiva por certas bandas de frequência correspondentes às vibrações moleculares. Nesse sentido, a intensidade da luz transmitida ou refletida pela amostra é medida e registrada em função do número de onda ou do comprimento de onda.
Sob a mesma perspectiva, cada molécula possui um conjunto único de frequências de vibração associadas aos diferentes tipos de ligações químicas presentes na substância. Por esse motivo, as frequências são características e permitem a identificação de grupos funcionais específicos.
Portanto, ao analisar o espectro infravermelho de uma substância desconhecida e compará-lo com espectros de referência, é possível determinar sua composição e estrutura química.
Conheça as vantagens do Espectrômetro de Infravermelho por Transformada de Fourier – Nicolet iS50R
Obtenha Alta resolução com a Espectroscopia FTIR
Em primeiro lugar o Nicolet iS50R possui uma alta resolução espectral. O que permite a distinção de picos estreitos em uma região do espectro infravermelho. Isso é especialmente útil na análise de amostras complexas com sobreposição de bandas.
Velocidade de aquisição de dados
Outra grande grande vantagem, o sistema FTIR permite a aquisição rápida de dados espectrais. Dessa forma, ele usa a transformada de Fourier para converter os sinais temporais em espectros de frequência.
Sendo assim, resulta em tempos de medição mais curtos em comparação com outros métodos de espectroscopia no infravermelho.
Alta sensibilidade
Em conformidade, o Nicolet iS50R é altamente sensível, permitindo a detecção de pequenas mudanças nas amostras. Isto posto, essa é uma grande vantagem na análise de compostos de baixa concentração ou em amostras com pequenas quantidades disponíveis.
Versatilidade de análise
Como mencionado incialmente, o Nicolet iS50R é capaz de analisar uma ampla variedade de amostras, incluindo líquidos, sólidos e gases.
Nesse sentido, este instrumento contempla várias técnicas de amostragem, como transmissão, reflectância difusa, ATR (Reflexão Total Atenuada) e DRIFTS (Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier com Transformada de Diferença de Reflexão).
Software intuitivo
Por fim, o espectrômetro Nicolet iS50R é acompanhado por software de análise poderoso e intuitivo, o que facilita a interpretação dos espectros e a realização de análises quantitativas. Outro ponto importante, o software também oferece recursos avançados, como bibliotecas de espectros e ferramentas de análise multivariada.
Como você pode acompanhar, neste post apresentamos a técnica de Espectroscopia Infravermelho por transformada de Fourier – FTIR e quais as vantagens que o Espectrômetro FTIR Nicolet iS50R é capaz de proporcionar para a sua pesquisa!
Ademais, no site da Tennessine nós disponibilizamos diversas soluções que podem contribuir para as suas análises em Espectroscopia FTIR.
Nosso time de especialistas também está à disposição para caso de dúvidas e solicitação de cotações!
Também veja: Você já conhece a Espectroscopia Raman?
3 comentários em “Espectroscopia FTIR – Você conhece essa técnica?”