Simulação Digital para a captura de CO2

A análise digital de rochas contribui para diversos mecanismos de armazenamento de CO2

Compreendemos que a Simulação Digital para a captura de CO2 é um instrumento importante para a determinação de armazenamento de CO2 em rochas!

Sabe-se que armazenar CO2 em reservatórios esgotados de petróleo e gás ajuda a diminuir as emissões de CO2 na atmosfera. Desse modo, contribui positivamente para reduzir as mudanças climáticas.

Isto posto, com a infraestrutura já existente, as instalações de armazenamento de energia esgotadas são convertidas, rapidamente e de forma eficaz, para armazenamento.

Nesse sentido, esses reservatórios esgotados tornam-se ativos importantes que requerem gerenciamento proativo ao longo da vida do reservatório. Por esse motivo, é importante obter um conhecimento detalhado do reservatório a fim de quantificar seu potencial de captura de CO2.

Como a simulação digital auxilia na captura de CO2?

Admite-se, que embora a profundidade do reservatório seja uma quantidade conhecida, a rocha deve ser analisada para determinar as possíveis capacidades de armazenamento de CO2.

Portanto, e graças as capacidades de física digital de rochas no software GeoDict, as rochas são testadas para determinar essa capacidade de armazenamento. A partir disso, os módulos do GeoDict proporcionam análises interessantes.

Dessa forma, com a simulação digital do software GeoDict você determina:

  • A Curva de Pressão Capilar com o módulo SatuDict;
  • A Permeabilidade relativa com os módulos SatuDict e FlowDict;
  • O Índice de Resistividade com os módulos SatuDict e ConductoDict;
  • O Fluxo reativo com os módulos AddiDict, FlowDict e MatDict.
Mas, quais as técnicas podem ser utilizadas?

Entende-se que o potencial de reservatórios esgotados de petróleo e gás é determinado com análises digitais em relação às seguintes técnicas de sequestro de CO2:

  • Captura estrutural: Fase aprisionada abaixo de uma camada confinante impermeável.
  • Captura capilar: Fase residual aprisionada nos espaços porosos.
  • Captura mineral: Fase reativa que forma minerais de carbonato.

Dessa maneira, com o fluxo de trabalho digital no GeoDict, as propriedades da rocha do reservatório são determinadas rapidamente e de forma eficiente.

Conheça as vantagens de usar o GeoDict!
  1. Economia de tempo: Sabe-se que os experimentos digitais no GeoDict requerem apenas uma fração do tempo em comparação com os experimentos de laboratório.
  2. Confiabilidade: Por conta de sua alta tecnologia, nossos módulos são capazes de trabalhar com bilhões de pontos de dados rapidamente, com precisão e confiabilidade. Nesse sentido, você pode confiar no GeoDict para analisar amostras de núcleo e rochas de alta resolução.
  3. Integração: Graças a muitos anos de experiência trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes, o GeoDict oferece as interfaces corretas para integrá-lo perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes e internos.

Por essas razões, o software GeoDict é a solução ideal para a otimização de processos.

Como vimos, a Simulação Digital contribui e muito para a captura de CO2, e para a descarbonização do nosso planeta. Além disso, no site da Tennessine nós disponilizamos mais características dos módulos do GeoDict.

Acesse e conheça as suas diversas aplicações!

Também veja: 3 Dicas para uma Hidrogenação bem-sucedida!

Fonte: Math2Market

Compartilhe
Shares