Você já conhece a Espectroscopia Raman?

A Espectroscopia Raman é uma técnica valiosa de análise química não destrutiva, que fornece informações detalhadas sobre a estrutura química, fase e polimorfia, cristalinidade e interações moleculares de um material. Essa técnica é baseada na interação da luz com as ligações químicas dentro de um material.

Sabemos que ao espalhar a luz incidente de uma fonte de laser de alta intensidade, uma pequena quantidade de luz é espalhada em diferentes comprimentos de onda, que dependem da estrutura química do analito. Esse fenômeno é chamado de Raman Scatter, e é responsável por produzir vários picos em um espectro Raman, cada um correspondendo a uma vibração de ligação molecular específica.

Raman Scatter

Além disso, os picos no espectro Raman fornecem informações importantes sobre as ligações moleculares presentes no material analisado. Incluindo ligações individuais como C-C, C=C, N-O e C-H, bem como grupos de ligações como modos de respiração do anel de benzeno, vibrações da cadeia polimérica e modos de rede.

Nesse sentido, essas informações são valiosas para a identificação e caracterização de materiais em diversas áreas, incluindo química, física, ciência dos materiais e biologia. 

A espectroscopia Raman é capaz de identificar o tipo de material a partir da sua estrutura química!

Em conformidade, a espectroscopia Raman é uma técnica poderosa de análise química. Ela fornece informações valiosas sobre a estrutura química e identidade de um material, bem como sua fase, polimorfismo, tensão intrínseca, contaminação e impureza.

Ademais, o espectro Raman é uma impressão digital química distintiva para uma molécula ou material específico. Ele é utilizado para identificar rapidamente o material ou distinguir de outros materiais.

As bibliotecas espectrais Raman são frequentemente usadas para identificação de materiais com base em seu espectro Raman. Essas bibliotecas contêm milhares de espectros, que são rapidamente pesquisados para encontrar uma correspondência com o espectro do analito.

Além disso, a espectroscopia Raman também é usada em combinação com sistemas de mapeamento Raman para gerar imagens baseadas no espectro Raman da amostra. Essas imagens mostram a distribuição de componentes químicos individuais, polimorfos e fases, bem como variações na cristalinidade.

Se você precisa analisar a estrutura química de um material de forma precisa e não destrutiva, a espectroscopia Raman é uma técnica que você deve considerar. Conheça as nossas soluções que utilizam essa técnica!

Além disso, veja mais em nosso Blog!

Compartilhe
Shares