3 Dicas para uma Hidrogenação bem-sucedida!

A hidrogenação é um processo químico usado em processos como carbonilação, carboxilação, tratamento de águas residuais e preservação de alimentos.

Se observarmos o processo no hidrogenador, podemos identificar facilmente os seguintes como elementos-chave para contribuir com esse processo. A seguir, listamos 3 dicas para uma hidrogenação bem-sucedida.

Dica 1: Controle Térmico

A primeira dica para uma hidrogenação bem-sucedida aborda a questão do controle térmico. Sabemos que a temperatura de uma reação de hidrogenação é crítica para sua eficiência. Isso porque, temperaturas mais altas geralmente resultam em tempos de reação mais rápidos. Contudo, se as temperaturas forem excessivamente altas podem resultar na decomposição das moléculas do substrato.

Dica 2: Seleção Apropriada do Catalisador

As reações de hidrogenação requerem o uso de um catalisador ativo para auxiliar na adição de átomos de hidrogênio à molécula do substrato. É fundamental escolher um catalisador capaz de formar ligações fortes

Dica 3: Regulação da pressão

A taxa na qual o hidrogênio é adicionado à molécula do substrato é afetada pela pressão. Altas pressões podem acelerar a reação, mas pressões extremas podem resultar em resultados indesejáveis

Também preste atenção na seleção do solvente, na mistura e na agitação do substrato!

Além dessas 3 dicas para uma Hidrogenação bem-sucedida. Também há outros fatores que também são relevantes nesse processo. A seleção do solvente, a mistura e agitação adequadas do substrato e do catalisador no hidrogenador são essenciais para uma hidrogenação eficiente.

Como mencionamos inicialmente, a Hidrogenação é essencial para a indústria de alimentos e na química orgânica. Sabe-se que um hidrogenador é um dispositivo projetado para hidrogenar esses compostos orgânicos e óleos insaturados a fim de prolongar a vida útil dos alimentos.

Para que essa reação seja eficiente é necessário obter catalisadores. Em contrapartida, a hidrogenação não catalítica ocorre apenas em temperaturas extremamente altas para quebrar ligações duplas e triplas de hidrocarbonetos.

No site da Tennessine nós disponilizamos diversas soluções que podem contribuir para a Hidrogenação, como Reatores de Alta Pressão, Plantas Piloto e testes para catálise.

Também veja: Análise de Gás para o Hidrogênio Verde

Fonte: Amar Equipaments

Compartilhe
Shares