Condutividade Térmica de Cerâmica com os instrumentos Thermtest

O Plataforma de Medição (MP-2) é um instrumento avançado com ampla seleção de sensores de condutividade térmica transitória para uma variedade de aplicações, com foco em medições primárias.

Os sensores de condutividade térmica transitória compartilham princípios de operação semelhantes. O fio do sensor é aquecido usando uma fonte de corrente constante (q) e o aumento da temperatura é registrado monitorando a mudança na resistência elétrica do fio (THW e EFF) ou pelo dispositivo detector de temperatura de resistência (TLS).

Para amostras de alta condutividade térmica, a resistência aumenta mais lentamente com o tempo; para amostras de baixa condutividade térmica, a resistência aumenta mais rapidamente com o tempo.

Precisão e conveniência – MP 2

Os usuários de MP-2 de condutividade térmica se beneficiam da conveniência e precisão obtidas ao usar métodos de teste primários. O controlador MP-2 detecta automaticamente o sensor conectado e carrega os parâmetros de teste correspondentes. As medições são facilmente realizadas com o software on-board inteligente e transferidas para o computador com um programa utilitário do Windows incluído.

Sensor TLS 150 mm

O sensor TLS 150 mm é um dos muitos sensores oferecidos com a plataforma de medição portátil Thermtest (MP-2).

Este sensor oferece medições simples, porém precisas de solos, pastas, pós e sólidos de 0,1 a 3 W / m · K por meio do método de fonte de linha transiente e tem uma faixa de temperatura de -40 ° C a 100 ° C. O TLS 150 mm segue um padrão de teste reconhecido internacionalmente em conformidade com ASTM D5334-14 e IEEE 442-2017. O TLS 150mm tem uma precisão de 5% e uma reprodutibilidade de medição de 2%, tornando-o um instrumento altamente preciso e preciso para medir a condutividade térmica de solos, pastas, pós e sólidos.

Condutividade Térmica da Cerâmica

A cerâmica é um tipo de material duro caracterizado pelo seu alto ponto de fusão e resistência ao calor e à corrosão. Duas cerâmicas comumente usadas são Macor e mulita. Macor é um tipo de vitrocerâmica conhecida por sua capacidade de ser facilmente usinada em qualquer formato, permitindo sua utilização nas mais variadas aplicações. A cerâmica de vidro pode ser encontrada em utensílios de cozinha, isolamento elétrico e na área médica. A mulita é um mineral natural, embora seja mais comumente produzida como um produto sintético por vários processos de fusão e cozimento. Como as vitrocerâmicas, as cerâmicas feitas com mulita apresentam baixa condutividade térmica e são estáveis ​​em temperaturas acima de 1000 ° C. Por ser um material refratário, a mulita é frequentemente usada em fundições e outras aplicações que utilizam fornos industriais e incineradores.

Para este experimento, um orifício foi feito em cada amostra de cerâmica. O TLS 150 mm foi então coberto com pasta térmica suficiente para garantir o contato adequado entre o sensor e a amostra. A condutividade térmica da amostra pode então ser testada com um alto grau de precisão.

Confira na Tabela os resultados da análise

Confira este e outros soluções em condutividade térmica navegando pelo nosso site.

Compartilhe
Shares