Análise Quantitativa de Gás – Você já conhece essa técnica?
A análise quantitativa de gás é um processo utilizado para determinar a quantidade relativa ou absoluta de diferentes componentes presentes em uma mistura de gases. Neste artigo, iremos introduzir as características e aplicações da análise quantitativa de gás.
Em primeiro lugar, entende-se que a análise de gás é necessária para identificar a concentração de gases em uma atmosfera específica onde mais de um gás está presente. Dessa maneira, com essas informações é possível tomar decisões mais assertivas em relação a qualidade do produto e a sua segurança.
Como a análise quantitativa de gás funciona?
Sabe-se que os sistemas de análise de gás oferecem análise contínua de vários gases próximo à pressão atmosférica, e proporcionam um tempo de resposta a mudanças na composição do gás incrivelmente rápido. Além disso, utiliza-se essa técnica em várias áreas, como química, engenharia química, meio ambiente, petroquímica, entre outras.
Outro ponto importante, a maneira como a análise é realizada depende do método específico escolhido, como cromatografia gasosa (GC), espectrometria de massa (MS), espectroscopia infravermelha (IR), espectroscopia UV-Vis dentre outros.
Conheça um pouco mais sobre os métodos para realizar a análise quantitativa de gás!
Como informado anteriormente, existem várias maneiras de realizar a análise quantitativa de gás, dependendo dos objetivos e das características específicas da amostra. Alguns dos métodos comuns incluem:
- Cromatografia gasosa: Utiliza-se amplamente essa técnica, ela separa os componentes de uma mistura gasosa com base em suas diferenças de volatilidade. Com detectores adequados, identificam-se e quantificam-se esses componentes.
- Espectrometria de massa: É um método que ioniza os componentes gasosos e mede a relação massa/carga dos íons resultantes. Sendo particularmente útil na identificação e quantificação de compostos orgânicos voláteis e poluentes atmosféricos.
- Espectroscopia infravermelha: Utiliza a interação entre a radiação infravermelha e as moléculas gasosas para identificar e quantificar os componentes presentes em uma amostra gasosa. Cada molécula possui um espectro de absorção característico que é usado para identificar suas espécies e determinar sua concentração.
- Espectroscopia UV-Vis: Essa técnica envolve a análise da absorção ou transmissão da radiação eletromagnética na região do ultravioleta e do visível pelos gases. Utiliza-se para identificar e quantificar compostos específicos presentes na amostra gasosa.
Essas são apenas algumas das técnicas comumente usadas na análise quantitativa de gás. Dessa maneira, a escolha do método depende da composição da amostra, dos componentes a serem analisados e dos requisitos específicos da análise.
Quais são as principais aplicações e benefícios da análise quantitativa de gás?
Utilizam-se os analisadores de gás para o monitoramento contínuo em tempo real de vários gases em escala de produção e aplicações de pesquisa. Suas aplicações incluem catálise; Estudos de combustão; Monitoramento ambiental; Pureza do gás das células de combustível; Estudos de separação de gases e Análise de gás de alta pureza.
Como abordado anteriormente, utilizam-se os sistemas de análise quantitativa de gás para a análise em tempo real de várias espécies de gás e vapor. Esses instrumentos melhoram processos e outros aspectos do negócio. Alguns desses benefícios incluem: Aumento da produtividade e do rendimento do produto; Aumento da taxa de transferência; Diminuição do tempo de inatividade e Redução de custos.
Confira nossas soluções para análise quantitativa de gás!
Por fim, entende-se que a análise quantitativa de gás é uma ferramenta poderosa para otimização de processos e para a eficiência da sua pesquisa. No site da Tennessine você encontra todas as nossas soluções em Análise de Gás, com tecnologia Hiden Analytical de fabricação. Acesse já!
Leia também: Análise de Gás para o Hidrogênio Verde
Um comentário sobre “Análise Quantitativa de Gás – Você já conhece essa técnica?”