Espectrometria de emissão óptica (OES) – Determine o nível de pureza do alumínio

A Espectrometria de Emissão Óptica (OES) é a técnica ideal para analisar a pureza de materiais, incluindo do alumínio ultra puro.

O alumínio de alta pureza é utilizado em inúmeras aplicações, e testar sua pureza é crucial em vários processos de fabricação – controle de mercadorias recebidas, classificação de metal, controle de qualidade do processo (QC) e do produto final, certificação ou simplesmente investigação.

Nesse sentido, qualquer material a granel provavelmente contém alguns contaminantes. Logo, a chave para os engenheiros de materiais e para o controle de qualidade é saber exatamente quais contaminantes e quanto estão presentes em cada lote de alumínio. 

Dessa maneira, a Espectrometria de Emissão Óptica – OES é um excelente método para a análise rápida de alumínio de alta pureza e também ligas de alumínio.

Como é possível determinar a pureza do alumínio com Espectrometria de Emissão Óptica (OES)?

Em primeiro lugar, como em qualquer técnica de caracterização, a preparação da amostra afeta a qualidade dos resultados do método analítico. Para espectrometria de emissão óptica, geralmente prepara-se a superfície da amostra usando um torno ou fresadora. Já o processo de trituração não utiliza-se devido ao risco de contaminação.

Além disso, a homogeneidade dos elementos depende da estrutura metalúrgica obtida através do procedimento de amostragem  e do histórico metalúrgico incluindo deformação mecânica por  laminação. 

Nesse sentido, esses valores se aplicam quando  elementos distribuídos homogeneamente estão presentes em amostras preparadas pelos métodos recomendados de preparação de amostras.  Depois que uma amostra é preparada, o tempo necessário para analisá-la é, em média, cerca de 30 segundos. 

Utilizando o Espectrômetro de emissão óptica os resultados são rápidos e precisos

Em menos de um minuto, o espectrômetro de emissão óptica pode analisar a contaminação de mais de 34 contaminantes elementares no alumínio, incluindo elementos tão leves como lítio e boro até elementos mais pesados como chumbo, titânio e mercúrio. Determina-se sua precisão por calibração adequada na fábrica, bem como o uso ocasional de padrões de calibração para confirmar a precisão contínua. 

Deve-se utilizar as melhores práticas na análise de amostras, incluindo a realização de várias execuções de descontaminação com uma amostra pura após a análise de amostras de alta concentração. Isso eliminará o chamado “efeito memória”, que ocorre devido à contaminação da base analítica após a análise de amostras com alto teor de contaminantes.

A Espectrometria de Emissão Óptica (OES) oferece precisão e rapidez!

Determina-se a precisão da pela qualidade da ferramenta usada para medição. Em conformidade, os  limites de detecção garantidos do Thermo Scientific ™  ARL iSpark e os valores de precisão para alumínio puro e ultra-puro estão listados nesta nota de aplicação, bem como recursos que permitem benefícios extremos quando usados ​​para avaliar a pureza do alumínio.

No site da Tennessine você pode conferir todas as características do Espectrômetro de Emissão Óptica, com tecnologia Thermo Fisher Scientific de fabricação, ARL iSpark 8860. Acesse já e consulte nossos especialistas!

Veja mais sobre Espectroscopia no Blog da Tennessine!

Compartilhe
Shares