A Tensão Residual para a geração de energia!

Você sabia que a aplicação da Tensão Residual pode ser extremamente benéfica para a Geração de Energia?

Aplicar a tensão residual para a Geração de Energia pode trazer muitos benefícios. Isso porque, essa técnica é capaz de aumentar a vida útil de componentes críticos em turbinas a vapor e outros equipamentos utilizados em usinas de energia.

Além disso, a Tensão Residual previne a fadiga de materiais, prolongando a vida útil dos equipamentos e reduzindo custos de manutenção. Por isso, em um setor tão importante como a geração de energia, é crucial buscar soluções que garantam a eficiência e confiabilidade dos equipamentos. Dessa forma, sabemos que a Tensão Residual é uma técnica promissora.

Tensão Residual e a Geração de Energia

Entende-se que as tensões residuais criadas durante o processo de fabricação podem levar à corrosão por tensão, distorção, trinca por fadiga, falha prematura de peças e casos de superdimensionamento. Sendo assim, a natureza não destrutiva da análise de difração de raios X (XRD) tornou a caracterização da tensão residual dos componentes de geração de energia uma ferramenta útil para otimização de processos, melhorias de projeto e análise de falhas.

Usinagem Final

Outro ponto importante é a questão da usinagem, sabemos que a usinagem agressiva ou abusiva pode criar regiões de tensão de tração. Dessa maneira, certas áreas de um componente tornam-se suscetíveis à iniciação de trincas e aumentar a taxa de propagação das trincas. Nesse sentido, a análise de difração de raios X contribui para prevenção de falhas nas peças.

Vida em Fadiga e Concentrações de Tensão

O estado de tensão residual é crítico quando existem geometrias de concentração de tensão que podem ampliar os efeitos das cargas aplicadas. Portanto, quando são considerados problemas de trincamento por fadiga, as tensões residuais de tração potencialmente prejudiciais sozinhas ou em combinação com concentrações de tensão, podem levar à iniciação e propagação de trincas por fadiga.

Verificação de Processos de Melhoria de Superfícies

A vida em fadiga de um componente é frequentemente melhorada por processos de trabalho a frio. Desse modo, a medição de tensões residuais por XRD pode ser usada para verificar se esses locais foram melhorados para o nível de tensão residual especificado. Em conformidade, um valor de tensão residual, uma vez estabelecido, pode ser especificado nos documentos de engenharia e processamento.

Melhorias de Projeto

Seguir uma filosofia de “Projetar para Tensão Residual, produzir para Tensão Residual e gerenciar para Tensão Residual” ajuda a alcançar redução de falhas do componente, melhora a expectativa de vida útil e reduz dos custos de fabricação e manutenção.

Por esses motivos, a Análise de difração de raios X (XRD) é uma grande aliada para a geração de energia!

Exemplos de Medição de Tensão Residual na Geração de Energia
Medindo a tensão residual em uma lâmina de turbina
Medindo a tensão residual em uma lâmina de turbina
Medindo a tensão residual em um tubo de refrigeração de reator nuclear
Medindo a tensão residual em um tubo de refrigeração de reator nuclear

Acesse o site da TNS e conheça as nossas soluções em Análise de Raios X que utilizam essas técnicas!

Também veja: Medição de Tensão Residual de Difração de Raios-X em automotivos.

Fonte: Proto Manufactoring

Compartilhe
Shares